SOBRE O EVENTO
BALLET PAQUITA
A versão de Paquita que acabou ficando mais conhecida foi a que conta com a coreografia de Marius Petipá e música de Ludwig Minkus, mas esta não é a primeira versão do ballet. A primeira delas foi com coreografia de Joseph Mazilier com música de Edouard Delvedez que aconteceu dia 1º de abril de 1846 na atual Ópera de Paris e foi mantida como repertório de lá até 1851.
Em 1847, Paquita foi encenada pela primeira vez na Rússia para o Ballet imperial de São Petersburgo por Marius Petipá e Pierre-Frédéric Malavergne, sendo a primeira obra que já foi
encenada por Petipá na Rússia. Em 1881, Petipá produziu um avivamento do ballet, adicionando novas partes, especialmente compostas por Ludwig Minkus.
O compositor e o coreógrafo da versão mais famosa deste ballet, Minkus e Petipá respectivamente, foram também da versão mais famosa de Don Quixote, o que torna os dois ballets muito parecidos.
Balé em dois atos e três cenas. Coreografia e roteiro J. Dauberval. Música de diversos autores da música popular francesa. A partir de 1827, música de Hérold. Estreou em julho de 1789 (há 223 anos) no Grand Theatre de Bordeaux, França. Considerado um dos grandes balés do século XVIII, mantém-se até hoje no repertório de diversas companhias.
Narra o romance de Lise, filha de uma rica proprietária, Simone, e um camponês, Colas que é empregado da mãe. Este é despedido, pois Simone pretende casar sua filha com Alain, filho do rico Thomas.
A leveza do tema e a agilidade do roteiro permitiram que ele sobrevivesse no período romântico, sobretudo pela contribuição musical dada por Hérold em 1827.
INGRESSOS/INSCRIÇÕES:
BVB – Av. Cel Lucas de Oliveira, 158
DATA:
26/11/2023
HORÁRIO:
16h
LOCAL:
Teatro do SESI
CONTATO DA ORGANIZAÇÃO:
51 3028 4984
ESTACIONAMENTO:
Acesse o link: https://cefiergs.com.br/estacionamento/